Ana Elisa Ribeiro

Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no ensino médio, no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Posling). Com Renata Moreira e Maria do Rosário Alves Pereira, coordena o grupo de estudos Mulheres na Edição, que conta com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). É doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estudos pós-doutorais no Acervo de Escritores Mineiros da mesma instituição. Atualmente, coordena o Acordo Técnico-Científico entre o CEFET-MG  e a Academia Mineira de Letras. É autora, entre outros, de Subnarradas: mulheres que editam (Zazie Edições, 2020) e O ar de uma teimosia – trilhas da publicação em Clarice Lispector, Lúcia Machado de Almeida e Henriqueta Lisboa (Macabéa, 2020). anadigital@gmail.com.
 




Gisèle Sapiro

Diretora de pesquisa do Centre national de la recherche scientifique (CNRS) e diretora de estudos da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Especialista em sociologia dos intelectuais, literatura e tradução, é autora de "La Guerre des écrivains, 1940-1953" (Fayard, 1999, reeditada em 2006) e "La Responsabilité de l’écrivain. Littérature, droit et morale en France, XIXe-XXIe siècle" (Seuil, 2011). Dirige a coleção "Culture et société" no CNRS Éditions.
 




Jéssica M. Andrade Tolentino

Bacharel em Letras – Tecnologias de Edição pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e mestranda em Literatura Infantil, Mídia e Cultura pela Universidade de Glasgow (Reino Unido). Integrante do grupo Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME/CEFET-MG), desenvolve pesquisas nas áreas de edição e literatura.
 




José Luis de Diego

Doutor em letras pela Universidad Nacional de La Plata e atua como professor e pesquisador nessa instituição. Entre outros livros, publicou: “¿Quién de nosotros escribirá el Facundo?” Intelectuales y escritores en Argentina (1970-1986) [“Qual de nós vai escrever o Facundo?” Intelectuais e escritores na Argentina (1970-1986)] (2001); La otra cara de Jano. Una mirada crítica sobre el libro y la edición [O outro lado de Jano. Um olhar crítico sobre o livro e a edição] (2015); Los autores no escriben libros. Nuevos aportes a la historia de la edición [Autores não escrevem livros. Novas contribuições para a história da edição] (2019); e, como organizador do volume, Editores y políticas editoriales en Argentina (1880-2010) [Editores e políticas editoriais na Argentina (1880-2010)] (2014). Desde 2011 coordena, com Sylvia Saítta, a coleção Serie de los Dos Siglos para a Editora Universitária de Buenos Aires (Eudeba). Desde 2014 é coordenador da Orbis Tertius, revista acadêmica do Centro de Teoria e Crítica Literária da unlp. Desde 2015 atua como coordenador da seção Argentina e é membro do comitê assessor do edi Red, portal ibero-americano de editores e editoras – séculos XIX-XXI (Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes – csic).




Letícia Santana Gomes

Doutoranda e mestra em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde também se bacharelou em Letras (Tecnologias de Edição). Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso, com ênfase em narrativas de vida; sobre profissionais da Edição; e sobre o gênero documentário. Tem experiência de estudos sobre mercado editorial, com destaque aos(às) editores(as) independentes.
 





Márcia Maria Cruz

Jornalista e coordenadora do Núcleo de Diversidade do jornal Estado de Minas, onde trabalha desde 2007. É doutora em Ciência Política e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Atualmente, integra o Coletivo Lena Santos. Coordenou o curso de Jornalismo na Una e lecionou sobre o mesmo tema na PUC Minas e Faculdade Promove. É autora do livro "Morro do Papagaio", que faz parte da coleção BH. A cidade de cada um. Integrou o International Visitor Leadership Program em Media literacy nos EUA em 2018. Colaborou para o observatório De olho nos ruralistas.
 




Maria do Rosário Alves Pereira

Professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Edição no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atua também no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa. É uma das coordenadoras do grupo Mulheres na Edição (CEFET-MG). É doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Publicou Entre a lembrança e o esquecimento: a memória nos contos de Lygia Fagundes Telles (Idea, 2018) e Linhas cruzadas: literatura, arte, gênero e etnicidade (em coautoria com Maria Inês de Moraes Marreco, Galo Branco, 2011). Co-organizou A escritura no feminino: aproximações (Editora Mulheres, 2011) e Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo (Idea, 2016; 2018). mariadorosario58@gmail.com
 




Marta Passos Pinheiro

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Belo Horizonte, atuando no ensino médio, na graduação em Letras e na pós-graduação em Estudos de Linguagens. Desenvolve pesquisas sobre formação de leitor de literatura e design de livros para crianças e jovens. Coordena o grupo de pesquisa Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME/CEFET-MG).
 






Renata Moreira

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Linha 4 - Edição, Linguagem e Tecnologia), do Bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) e do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). É doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com tese sobre o ensaísmo de Paulo Leminski (2011). É uma das coordenadoras do grupo Mulheres na Edição (CEFET-MG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita (UFMG). Tem estudado a edição da produção literária juvenil de mulheres negras. natamoreira@gmail.com