Prezada editora,

R$ 58,00

"Prezada Editora, – mulheres no mercado editorial brasileiro", organizado por Ana Elisa Ribeiro, Maria do Rosário A. Pereira e Renata Moreira, é o quinto livro da Coleção Pensar Edição, publicada em parceria pelas editoras Contafios e Moinhos.

A obra "é resultado de pesquisas de sete investigadoras brasileiras sobre nove mulheres editoras que atuaram e/ou atuam no mercado editorial do país, com enorme relevância e importância, nem sempre com a devida visibilidade, se não de seu incansável trabalho, ao menos da narrativa sobre elas e seus catálogos”.

As mulheres editoras são Arlete Soares, Aparecida Nóbrega, Rina Ângulo, Lina Tâmega Peixoto, Rose Marie Muraro, Maria Mazarello Rodrigues, Zahidé Lupinacci Muzart, Sandra Espilotro e Rejane Dias.

Os textos são das pesquisadoras Gabriela Costa Limão, Angela Maria Rodrigues Laguardia, Luana Luchesi Pinheiro, Letícia Santana Gomes, Maria do Rosário A. Pereira, Ana Elisa Ribeiro e Renata Moreira. 

 

Prezada editora, - mulheres no mercado editorial brasileiro

Organizadoras: Ana Elisa Ribeiro, Maria do Rosário A. Pereira e Renata Moreira
Capa: Luís Otávio
Formato: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2021


Sobre as organizadoras:
Ana Elisa Ribeiro é professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no ensino médio, no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Posling). Com Renata Moreira e Maria do Rosário Alves Pereira, coordena o grupo de estudos Mulheres na Edição, que conta com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). É doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estudos pós-doutorais no Acervo de Escritores Mineiros da mesma instituição. Atualmente, coordena o Acordo Técnico-Científico entre o CEFET-MG  e a Academia Mineira de Letras. É autora, entre outros, de Subnarradas: mulheres que editam (Zazie Edições, 2020) e O ar de uma teimosia – trilhas da publicação em Clarice Lispector, Lúcia Machado de Almeida e Henriqueta Lisboa (Macabéa, 2020). anadigital@gmail.com
Maria do Rosário Alves Pereira é professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Edição no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atua também no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa. É uma das coordenadoras do grupo Mulheres na Edição (CEFET-MG). É doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Publicou Entre a lembrança e o esquecimento: a memória nos contos de Lygia Fagundes Telles (Idea, 2018) e Linhas cruzadas: literatura, arte, gênero e etnicidade (em coautoria com Maria Inês de Moraes Marreco, Galo Branco, 2011). Co-organizou A escritura no feminino: aproximações (Editora Mulheres, 2011) e Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo (Idea, 2016; 2018). 
mariadorosario58@gmail.com
Renata Moreira é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Linha 4 - Edição, Linguagem e Tecnologia), do Bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) e do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). É doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com tese sobre o ensaísmo de Paulo Leminski (2011). É uma das coordenadoras do grupo Mulheres na Edição (CEFET-MG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita (UFMG). Tem estudado a edição da produção literária juvenil de mulheres negras. natamoreira@gmail.com